Direção defensiva não é dirigir devagar; entenda

Direção defensiva não é dirigir devagar; entenda

Direção defensiva não é dirigir devagar; entenda

Mais do que evitar um acidente, guiar de forma correta, a partir do conceito de direção defensiva, é uma questão de conduta responsável e civilidade. E veja bem, em especial para os apressadinhos: dirigir de forma defensiva não é dirigir devagar. Confira abaixo algumas dicas que vão mudar o seu pensamento sobre este assunto.

Manutenção: antes de falar sobre o motorista, vamos deixar claro que o veículo também merece cuidados na direção defensiva, e isso quer dizer que, para evitar situações de perigo, o carro deve estar com a manutenção em dia. Você presta a devida atenção a este item?

Posição ideal de dirigir: braços e pernas devem ligeiramente dobrados, corpo encostado no assento e encosto com ângulo próximo a 90 graus e encosto de cabeça na altura dos olhos do motorista.

Cinto de segurança: deve ser usado por todos a bordo, sem exceção. Sem ele, passageiros do banco de trás poderão ricochetear no interior do veículo, causar ferimentos nos que vão à frente e ser lançados para fora do carro.

Crianças: com menos de dez anos de idade vão no banco traseiro, acomodadas em cadeirinhas ou boosters de acordo com sua altura e peso. Acima disso, ainda no banco traseiro, com cinto de segurança.

Ao volante: deve-se evitar freadas e manobras bruscas e sempre sinalizar os movimentos, como mudanças de faixa. Parece óbvio, mas muita gente esquece de ligar o pisca ao fazer uma conversão e leva uma trombada pela traseira.
Outra atitude prudente é respeitar a sinalização. Uma placa dizendo “reduza” não foi colocada à toa. #ficaadica

Velocidade: a 100 km por hora um veículo está percorrendo 30 metros por segundo. Esse é o tempo e espaço para perceber um problema, identificá-lo e reagir a ele. É pouco tempo. A solução é manter a maior distância possível dos outros veículos e dos obstáculos. Vale usar a regra dos dois segundos: esse é tempo mínimo entre a passagem do veículo que vai à sua frente e a do seu veículo por um mesmo ponto fixo às margens da rodovia.

Visibilidade: Quanto mais se enxerga em volta, menor é o perigo. Os três retrovisores devem estar em posição que o motorista não tenha que virar muito a cabeça para vê-los.

Concentração: Celular tocando e rádio ligado reduzem a concentração. Melhor desligar o telefone e não ouvir o som muito alto. Coisas simples que fazem enorme diferença.

ALERTA FINAL: O uso de bebidas alcoólicas, drogas e rebites antes de dirigir é meio caminho andado para o acidente. Evitá-los é ser defensivo.

Sobre nós