Saiba o significado dos emblemas das marcas de carro

Saiba o significado dos emblemas das marcas de carro

Saiba o significado dos emblemas das marcas de carro

Um post pra lá de curioso essa semana, pessoal. Vamos logo ao tema do nosso título, porque o que não falta nessas montadoras é história!


Audi
As quatro argolas representam a fusão das empresas Horch, DKW, Audi e Wanderer. Elas se juntaram em 1932 para então formar a Audi. Outra curiosidade: a palavra “audi” significa “ouvir” em latim, mesmo significado da palavra “horch”, em alemão.


BMW
A BMW fazia parte da Rapp Motoren Werke, da qual sua marca herdou a forma redonda. As cores azul e branco fazem alusão às cores oficiais do Estado da Baviera, na Alemanha, onde a empresa fora fundada.


Chery
Apesar de parecer apenas a letra “A” dentro de um círculo estilizado, o logo da Chery é a sigla CAC, que significa Chery Automobile Corporation. Além disso, o “A” é desenhado de uma forma para parecer o caractere japonês 人, que significa “pessoa”. As letras “C” são posicionadas de forma cuidadosa para passarem a ideia de um desenvolvimento infinito.


Chevrolet
Em busca do sucesso, a Chevrolet decidiu usar uma gravata-borboleta em formato de cruz. No entanto, não existe nenhuma confirmação sobre a inspiração. Certa vez, o cofundador da marca, William C. Durant, afirmou que se inspirou no design de um papel de parede de um hotel em Paris. Sua filha, por outro lado, afirma que o design foi elaborado pelo pai durante um jantar de família. Uma terceira teoria remete às origens de Louis Chevrolet. Filho de franceses, mas nascido na Suíça, ele pode ter se inspirado na bandeira do seu país de origem.


Citroën
A montadora carrega duas letras “V” de ponta cabeça, representando um par de engrenagens helicoidais, desenvolvidas e patenteadas pelo engenheiro e fundador da Citroën, Andre Citroën.


Ferrari
Francesco Baracca, famoso piloto de avião e herói italiano na Primeira Guerra Mundial, tinha o hoje famoso cavalinho no painel de seu avião. Em 1923, Enzo Ferrari conheceu os pais de Baracca e ouviu a sugestão da mãe do herói de que se o engenheiro colocasse o símbolo em seus carros teria boa sorte. O pedido não só foi atendido como teve a adicionado o amarelo no fundo, em referência a Modena, terra natal de Enzo. No topo, as cores verde, branco e vermelho representam a bandeira italiana e, na parte de baixo, as letras S e F significam Scuderia Ferrari.


Fiat
Depois de passar por uma modificação em 2006, a Fiat teve seu formato circular substituído por algo mais parecido com um escudo. A substituição do azul pelo vermelho foi feita para conectar a ideia de modernidade com a marca.


Ford
O selo da Ford não tem nenhuma história confirmada sobre sua origem, apenas o nome, que segue a caligrafia de seu fundador, Henry Ford. No entanto, Jan Valentic, VP de Marketing Global da marca, falou em depoimento uma vez sobre a força do logo: “o formato oval da Ford é um símbolo poderoso, conhecido por todo mundo como um ícone da companhia que coloca o mundo sobre rodas”.


Honda
Obviamente possui um grande H. O resto é um mistério. Especula-se que o logo busca inspirar confiança e durabilidade com suas linhas grossas. Também se diz que a abertura maior na parte de cima do H representa braços abertos em direção ao céu em busca de sonhos, o que reflete o lema oficial da empresa: “o poder dos sonhos”.


Hyundai
Além de ser uma letra “H”, a inicial da montadora, representantes da marca afirmam que o logotipo também mostra duas pessoas, o consumidor e a companhia, unidos em um aperto de mão. O objetivo é passar a ideia de respeito e confiança de ambas as partes.


Jac Motors
Embora não exista uma versão oficial, existem teorias de que o símbolo seja inspirado nos logos da Chrysler e da Mercedes-Benz. Pura especulação, admitimos.


Kia
O logo da Kia é simples, mas possui um detalhe para diferenciá-lo: o “A” não possui o corte característico no meio da letra. O símbolo oficial da marca tem o fundo branco, que significa pureza, elegância e transparência para o cliente, e vermelho, que representa a determinação por uma rápida evolução e faz parte do slogan da empresa “O poder da surpresa”. Kia, se traduzido do coreano, significa emergindo da Ásia para o mundo.


Land Rover
A famosa marca verde surgiu em 1989, quando substituiu o emblema em que uma letra “Z” cruzava o nome da montadora. A letra refletia o lema da empresa: “acima e além”. O que sobrou dessa característica foram os detalhes ao lado das palavras “land” e “rover”.


Mercedes-Benz
A estrela de três pontas da montadora representa as três áreas para as quais ela fazia meios de transporte: ar, água e terra.


Mitsubishi
É a união entre os emblemas da família Yataro Iwasaki e Yamanouchi, do clã Tosa. Iwasaki é o fundador da Mitsubishi e seu emblema representava três folhas de castanheiras empilhadas, enquanto o logo Yamanouchi representava três folhas de carvalho em formato de estrela.


Nissan
O círculo prata com o nome da empresa em uma faixa prata no meio faz referência às origens da empresa. Pouca gente sabe, mas a marca incorporou o logo da Datsun, que era a marca de exportações da empresa. O logo era uma faixa azul com o nome Datsun sobre um círculo que representava o sol, como alusão ao Japão, também conhecido como a “terra do sol nascente”. A montadora substituiu o Datsun pelo Nissan no logo em 1984 e, em 2012, criou a versão atual que mantém a faixa com o nome sobre um círculo, só que na cor prata, que representa qualidade japonesa, inovação, elegância e motivação para o sucesso.


Peugeot
O famoso leão da montadora apareceu pela primeira vez em 1847, quando a empresa ainda era especializada na produção de aço e lâminas. O animal representava todas as qualidades de seus produtos: uma lâmina maleável, com corte rápido e dentes fortes.


Porsche
A famosa marca possui as cores da bandeira da Alemanha e o nome da cidade em que sua base está situada (Stuttgart). A figura do cavalo passa a imagem de poder e rapidez. Além disso, são animais criados em Stuttgart.


Renault
O diamante apareceu pela primeira vez em 1925, muitos anos depois de sua fundação, em 1899. O prata, cor escolhida para o emblema, passa a ideia de sofisticação e criatividade.


Subaru
As seis estrelas presentes representam o aglomerado de estrelas Pleiades, da constelação Taurus. O próprio nome Subaru significa “as seis estrelas Pleiades”, em japonês. A estrela maior representa a empresa mãe da Subaru, a Fuji Heavy Industries, e as demais cinco estrelas representam as empresas que se uniram para a criação da marca.


Toyota
Além das formas ovais do logo da Toyota formarem uma letra “T”, as duas partes que se encontram dentro do círculo representam o coração do consumidor e dos produtos, ambos entrelaçados. O parte oval de fora é o mundo abraçando a marca. Além disso, os espaços em branco do emblema representam as sílabas presentes na palavra “Toyota”, em japonês.


Volkswagen
O emblema da Volkswagen não tem nenhum mistério: são suas iniciais, “V” e “W”, posicionadas uma em cima da outra.


Volvo
O nome Volvo vem do latim volvere e significa “eu rodo”. O círculo com a seta é o símbolo do deus grego Marte e também representa o antigo símbolo químico para ferro.

Sobre nós